Entendendo sua receita de óculos: um guia completo

receita de óculos

Entendendo sua receita de óculos: um guia completo

Você já se perguntou o que significam todos aqueles números e siglas na sua receita de óculos também conhecida como prescrição? Saber interpretar esses dados é fundamental para escolher a armação e as lentes mais adequadas para você.

Neste post, vamos desmistificar a receita de óculos e te ajudar a entender cada detalhe.

O que é uma receita de óculos e para que serve?

A receita de óculos é um documento emitido pelo oftalmologista, quando o exame é completo ou optometrista. Ela contém todas as informações necessárias para a confecção de lentes corretivas, como os graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo, além da distância interpupilar (DIP).

Decodificando a prescrição

Vamos entender os principais termos presentes em uma receita:

  • OD e OE: Abreviações do latim que significam olho direito e olho esquerdo, respectivamente.
  • Esférico: Indica o grau de miopia (sinal negativo) ou hipermetropia (sinal positivo).
  • Cilíndrico: Indica o grau de astigmatismo, uma irregularidade na curvatura da córnea.
  • Eixo: Indica a posição do astigmatismo na córnea, variando de 0 a 180 graus.
  • Adição: Indica a necessidade de lentes multifocais para a correção da presbiopia (vista cansada).
  • DNP (Distância Naso Pupilar): Mede a distância entre o centro da pupila e a ponte do nariz, essencial para o ajuste correto das lentes.

Além disso, os graus de miopia e hipermetropia são indicados na coluna esférica. O sinal negativo (-) antes do número indica miopia, enquanto o sinal positivo (+) indica hipermetropia. Caso não houver sinal, isso significa que não há miopia nem hipermetropia.

Como interpretar a prescrição de óculos

A receita de óculos é dividida em duas partes, uma para cada olho. Cada parte apresenta uma tabela com os valores dos graus esférico, cilíndrico e eixo. A adição, quando presente, é indicada em uma tabela separada, como no exemplo abaixo destacado em amarelo.

Neste exemplo, o olho direito apresenta miopia (-2.00), astigmatismo (-0.50 a 180 graus) e presbiopia (+2.00). Já o olho esquerdo apresenta miopia (-1.75), astigmatismo (-0.25 a 90 graus) e presbiopia (+2.00).

Em seguida, a coluna cilíndrica indica o grau de astigmatismo e acompanha o eixo, que determina o posicionamento da córnea. O valor do eixo varia de 0 a 180º.

A importância de consultar um profissional

Vale ressaltar que o oftalmologista também pode indicar o tipo de lente mais adequado para o paciente, como por exemplo, monofocais, bifocais ou multifocais.

Por fim, é fundamental que durante a consulta, você solicite ao profissional a receita de óculos ou de lente de contato para que possa apresentar há alguma ótica. Eles poderão indicar o tipo de lente mais adequado para suas necessidades visuais e auxiliar na escolha da armação ideal.

Conclusão

Dessa maneira, entender sua receita de óculos é o primeiro passo para ter uma visão mais clara e confortável. Ao conhecer os termos e os valores presentes na receita, você poderá participar ativamente da escolha dos seus óculos e garantir um resultado satisfatório.

Se precisar de mais apoio na tomada de decisão de seus óculos, temos os seguintes artigos sobre qual a Melhor Lente de Óculos de Grau Multifocal?

Compartilhe o post.
Manda mensagem no WhatsApp
Preciso de ajuda no WhatsApp